Primeiramente, deve-se deixar claro a diferença entre os termos utilizados:
-Trilha:
Uma trilha é um código moral restrito que rege o que um determinado personagem compreende e interage com o mundo em uma esfera sociocultural. É como ele entende os mecanismos sociais, seus próprios limites internos e valores.
-Caminho:
Os caminhos são desdobramentos dentro de uma trilha. Usando uma analogia de uma árvore, enquanto a trilha é o tronco dessa, os caminhos são os galhos que nascem desse tronco central e são nutridos por ele.
-Pecado:
Os "pecados" das trilhas e caminhos são os maiores crimes mortais e éticos que um personagem pode cometer. Sendo imediatamente punido por isso através de um teste de degeneração ou até mesmo uma remoção imediata de um ponto dessa trilha/caminho. Todavia, ações contrárias aos pecados podem gerar pontos adicionais na trilha/caminho e é assim que um personagem consegue avançar dentro dessa.
:Regras:
-Degeneração
A degeneração é quando um personagem literalmente comete um terrível pecado que corrói ou destrói a moral interna que esse possuí.
Teste: Consciência dificuldade nível do pecado +3. Sendo a dificuldade máxima sempre 10.
Sucesso: O sucesso no teste de consciência significa que o personagem conseguirá encontrar alguma lógica, seja ela, ética ou moral, para justificar aquela ação. Assim sendo, esse não é punido pelos efeitos da degeneração.
Falha: Os efeitos da degeneração são cruéis e violentos, assim como o personagem que os cometeu é. Toda degeneração envolve a remoção imediata de um ponto na trilha e um corte temporário de força de vontade.
Falha Crítica: Diante de uma irracionalidade surreal, o personagem sofre uma degeneração voraz que além dos efeitos já listados, inclui a perca de um ponto de virtude permanente e outro de força de vontade, também permanente.
-Força de Vontade e Trilha
Fica pré estabelecido que:
1º -> Um personagem com Força de Vontade maior do que a própria trilha esta propenso a se impor sobre as próprias éticas dessa, ou seja, através de sua própria vontade interior ele consegue contornar de maneira confortável e flexibilizar os conceitos de pecado da mesma.
2º -> Um personagem com Trilha maior do que a própria força de vontade esta propenso a impor sobre seus próprios desejos a ética e moral interna que possuí, sendo muito mais propício a um comportamento sólido e inexorável diante aos pecados.
Assim sendo, quanto maior for a diferença maior serão esses efeitos. Um personagem com força de vontade 4 e trilha 8 é um fanático; Um personagem com força de vontade 8 e trilha 4 é um canalha.
:Nota Importante:
Todas essas considerações feitas acima devem ser construídas através da interpretação do personagem e podem ser revisadas ou impostas de acordo com a lógica do narrador. É necessário que o diálogo franco e aberto entre as duas partes seja sempre realizado para que as pequenas situações não se transformem em longos e cansativos debates.
Não é em toda e qualquer ação similar a um pecado que o jogador deverá ser exposto a uma degeneração, traumas e medos podem causar efeitos similares mas não necessariamente o mesmo.
A degeneração é algo delicado e deve ser utilizado como uma ferramenta poderosa e não corriqueira, salvo é claro, em caso de um comportamento monstruoso e não condizente aos arquétipos de Natureza/Comportamento de um personagem.
Ps: Considere qualidades/defeitos psicológicas e mentais.